sexta-feira, 8 de abril de 2011

#4 - Katamari

NADA DE ARROZ


Isso mesmo. Não estou banindo o arroz. Adoro por sinal, mas é algo que considero trabalhoso para o dia a dia. Achei tanto que comprei uma panela elétrica para faze-lo pra mim.
Sabe aquele negócio que parece repolho, presente em muitos pratos lá do oriente? É a acelga. Custei para descobrir e sempre a vi com 'nojinho' achando que era repolho.
Além de ser gostosa, pois pega o gosto do tempero quase em 100%, a acelga é barata e é imensa. Parece alimentar um batalhão. E dura bastante na geladeira, ao contrário da alface.

Seguindo a cultura do oriente, sempre tenho disponível o óleo de gergelim para ser acrescentado em qualquer macarrão. E claro, junto, a semente de gergelim. Bom, agora junte a preguiça de fazer arroz ao quase nada de comida na geladeira.
Sim, praticamente era isso que tinha na minha geladeira até hoje. Uma acelga, filé de frango recém comprado e bastante gergelim guardado no armário.

Dê uma fritadinha (calma gente, é só pra tostar o gergelim, como se faz amendoim! sem óleo, sem nada. hmmm amendoim...) no gergelim, fica mais crocante e acentua o sabor! Em seguida, acrescente a acelga e o óleo de gergelim. Para não queimar, é bom colocar água, mas o mínimo possível...senão vai acabar comendo uma sopa.
E pronto. Você escolhe o ponto da acelga. Depois é só colocar no prato e atacar!
Eu demorei bastante para sentir fome de novo...praticamente jantei o mesmo prato para não passar fome no meio da noite...e você sabem como é acordar com fome né? O famoso assalto noturno à geladeira...

E agora, dando uma pesquisada, olha o que encontrei!

"Pode acreditar: incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.
Estudos e mais estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo."
"Propriedades do óleo de gergelim
- Excelente estabilizador nervoso.
- Protetor de cerebro sistema-espinhal: Antidepressivo.
- Pele de nutrientes excepcionais.
- Ideal para pessoas com muito trabalho intelectual.
- Usado em cosméticos naturais.
  . Massagem.
  . Antiestrias."



"A acelga contém grande quantidade de vitamina A, C e Niacina. A acelga possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal. (viu, Glória?) Vegetal de baixo valor calórico fornece 27 calorias em cem gramas."


O único confronto, é que a acelga deve ter consumo moderado, pois contém substância que dificulta a absorção do cálcio. Mas como tudo nessa vida, deve ser consumido com moderação.
E é uma boa escapada quando enjoar do arroz ;)


*não sei o que acontece ou se era final de semana, mas procurei semente de gergelim e não achei de forma alguma. as que encontrei eram estupidamente caras...só uma dica para quem for procurar :)

6 comentários:

  1. Realmente, absurdamente caro pra uma miséria, tem que ver se na proplastic tem e se é viável, nem sei como faz essa pasta ou se vende isso (barato), to meio descrente de coisas que "aceleram metabolismo", "diminui absorção de gordura", "pode comer de tudo que vc emagrece", fecha a boca não pra vc ver...

    ResponderExcluir
  2. eu nem liguei para essas informções, só sei que acelga com gergelim é bom uoshoiadas

    ResponderExcluir
  3. e esse o nome q eu queria lembrar ACELGa ja comi realmnente é gostosinha mesmo .. vou tentar lembrar de comprar .. pq aki verde, so eu como . e RARO . e deixo de comprar pq alface estraga rapido demais

    nas minhas epocas loucas eu fazia alface pra caralho . e metia lata de milho e ervilha . temperava sem oleo , só vinagre e sal . ( podia rolar um opuco de suco de limão ) e oh .. isso era o meu almoco inteiro e segurava.


    Ah sabe outra coisa boa . LINHAçA ! compra o grao .. e vc bate um pouco q nao fique muito .. bate pra durar uns 2 3 dias ...
    pode misturar ao leite ( gelado - tem q ser gelado normal / quente fica horrivel ) mas eu nao curto tomar nada com ´coisinhas´ . O Vag ( meu marido usava sempre no copo de iogurte. fica mo bom .

    o cheiro depois e o gosto ate lembra nozes =D experimenta.


    ah pra bater ou eu usava o iogurte mais 2 colhrees de linhaca e batia no mixer


    ou se fosse pra ´guardar´ bate a quantia q tu acha q dá e poe no liquidificador bate .. vai mexendo o liquidi. enqto bate pra triturar tudinho rs ...

    a linhaca: http://www.segs.com.br/linhaca.htm

    ResponderExcluir
  4. ps . linhaca o pacote dakela marca mais normal q se acha , eskeci o nome ... Vida Vital .. alguma coisa assim .. enfim eh 7 conto o pacote .. mas oh RENDE PRA CARLAHO !

    ResponderExcluir
  5. Linhaça eu como todo dia com iogurte, na proplastic é bem mais barato, R$ 0,89 100 gramas!

    ResponderExcluir
  6. arroz parbolizado ou integral . naom erro de fazer gorogoba. e é saudavel cheio defibras pra ajudar a trabalhar o intestino rs kkk

    ResponderExcluir